sábado, 7 de agosto de 2010

PRA COMEÇO DE CONVERSA: O QUE É POLÍTICA?


1º. O descrédito da Política




Quando observarmos a realidade brasileira hoje, percebemos que há uma rejeição e indiferença muito grande à política. Nunca, na história de nosso país, a política foi tão xingada, desmascarada e desacreditada como nos dias de hoje.


Esta situação precisa ser analisada por toda a sociedade, principalmente pelos movimentos sociais e populares, como uma oportunidade para renovarmos nossas convicções mais profundas em torno da (re) construção de uma nova política, na perspctiva da democracia emacipatória e de um projeto de nação para o nosso Brasil.


A maioria das pessoas não confia mais na política e nos políticos, pois o que ouvem e vêem no dia-a-dia são os desvios de verbas públicas, deputados e senadores envolvidos em corrupção, fraudes, esquemas ilícitos de beneficiamento pessoal e de grupos empresariais, que "deitam" e "rolam" com os recursos dos impostos que a população paga; criação de cargos públicos para "empregar" pessoas; montagem de "caixa dois" para transferir dinheiro público para campanhas ou enriquecimento ilegal; pessoas e partidos que se vendem e acordos que são feitos para apoiar projetos ou medidas governamentais; governos que se elegem em nome de um programa e depois se distaanciam do que prometeram à sociedade, dentre outros absurdos. mas, será que política é isto mesmo? quais os sentidos da política?






Fonte: Livro Visão Mundia - Word Vision


O DESAFIO DA REINVENÇÃO DA POLÍTICA E DA PARTICIPAÇÃO.


Subsídios para Reflexão e Ação.




Readaptação... Frank Sousa - Acadêmico em Administração e Educador da Rede de Educação Cidadã.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário